Premiê Narendra Modi proclama vitória nas eleições da Índia.

Nacionalistas seguirão com maioria no Parlamento.

Narendra Modi celebra vitória de seu partido na Índia Foto: EFE/EPA/HARISH TYAGI

O primeiro-ministro da Índia, o nacionalista hindu Narendra Modi, proclamou, nesta terça-feira (4), sua vitória nas eleições gerais, enquanto continua a apuração dos votos, na qual o seu partido e os dos seus aliados têm uma estreita maioria para garantir um terceiro mandato consecutivo.

– Neste dia, está confirmado que o NDA [o bloco governista Aliança Democrática Nacional] assumirá o governo pela terceira vez. Estamos agradecidos ao povo – disse Modi durante um comício na sede do seu partido, o Bharatiya Janata (BJP), em Nova Déli.

A Comissão Eleitoral da Índia afirma que o BJP ganhou ou lidera a disputa por 240 assentos dos 543 que compõem a Câmara baixa do Parlamento, enquanto a coligação da qual faz parte o partido nacionalista hindu está à frente no geral com 285 assentos. Para formar a maioria são necessárias 272 cadeiras.

Os números atuais são muito inferiores aos esperados por Modi e pelos demais líderes do BJP, que estabeleceram a meta de chegar a 400 assentos. Em contraste, uma coligação de mais de 20 partidos da oposição obteve ganhos significativos e, neste ponto da contagem, ganha ou lidera a disputa por 202 cadeiras.

Um dos maiores reveses para a coligação governista foi o sofrido no estado de Uttar Pradesh, no norte do país, um bastião do nacionalismo hindu que representa a maior base eleitoral do BJP e onde a oposição não só resistiu, como atualmente lidera a contagem, com 43 dos 80 assentos em disputa.

*EFE

Deixe uma resposta