“Casa Branca quer se livrar de Trump por rivalidade”, diz Rússia.

Kremlin considera que Biden quer eliminar adversário por meios legais e ilegais.

Vladmir Putin Foto: EFE/EPA/PAVEL BEDNYAKOV / SPUTNIK / KREMLIN POOL MANDATORY CREDIT

O Kremlin opinou, nesta sexta-feira (31), que o processo judicial contra o ex-presidente americano Donald Trump é uma tentativa da Casa Branca de “se livrar de um rival político”.

– Se estamos falando de Trump em geral, é óbvio que se trata da eliminação de um rival político por todos os meios legais e ilegais – disse Dmitry Peskov, porta-voz da presidência russa.

Peskov acrescentou que não queria comentar sobre o processo em si, porque Moscou também não gosta quando “pessoas de fora comentam sobre as decisões de seus tribunais”.

Em julgamento em Nova Iorque, Trump foi considerado culpado nesta quinta (30) de 34 crimes, baseados em um rastro de cheques, faturas incorretas e saques, para comprar o silêncio da atriz pornô Stormy Daniels, com quem o magnata teve um caso extraconjugal.

O júri considerou, além de qualquer dúvida razoável, que o ex-presidente falsificou, de forma consciente e intencional, reembolsos ao seu então associado leal e consultor jurídico Michael Cohen no valor de 420 mil dólares (R$ 2,2 milhões) com a intenção de ocultar o pagamento a Daniels antes da eleição de 2016, em troca de manter seus segredos.

O próprio Trump se declarou um “prisioneiro político” em uma mensagem aos seus seguidores e acusou a Justiça de tentar interferir em futuras eleições presidenciais no país.

*EFE

Deixe uma resposta