Petrobras despenca quase 10% na bolsa após demissão de Prates.

Investidores preveem “dia pesado” para esta quarta-feira.

Jean Paul Prates Foto: Pedro França/Agência Senado

A informação sobre a mudança de comando da Petrobras saiu por volta das 21h desta terça-feira (14), depois do fechamento do mercado financeiro nacional. Mas teve impacto sobre a negociação dos American Depositary Receipts (ADR) da empresa durante o chamado “after hours” da Bolsa de Nova Iorque (Nyse). Os papéis inverteram o sinal e fecharam em queda de 7,59%.

Nesta quarta (15), o Ibovespa, principal índice acionário da bolsa de valores brasileira (B3), acabou abrindo em baixa, em reflexo à saída de Jean Paul Prates do comando da estatal. As ações da Petrobras, já caem mais de 9%.

– Vai ser um dia muito pesado, o Ibovespa deve cair, porque a Petrobras tem um peso enorme no índice, e a notícia trará incertezas também do ponto de vista do câmbio e de juros, já que a Petrobras é uma estatal extremamente importante para o Brasil – disse Felipe Corleta, diretor de Investimentos da GTF Capital, sobre esta quarta.

A demissão de Prates, nesta terça, acontece um dia após a divulgação do balanço da companhia. A estatal fechou o primeiro trimestre de 2024 com lucro líquido de R$ 23,7 bilhões, 37,9% a menos do que há um ano, e 23,7% inferior ao registrado no trimestre imediatamente anterior.

A medida ocorre em meio à disputa entre Prates e os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e da Casa Civil, Rui Costa. Um dos episódios envolveu o pagamento de dividendos extraordinários pela empresa no valor de R$ 43,9 bilhões. Prates era a favor do pagamento dos valores, enquanto o governo preferia segurar os recursos.

*Com informações AE

Deixe uma resposta