Daniela Lima é criticada por dizer que a expressão “civil salva civil” é eixo de fake news.

Jornalista da GloboNews defendeu a ajuda vinda do Estado no Rio Grande do Sul.

Daniela Lima Foto: Reprodução X

A jornalista Daniela Lima, da GloboNews, foi bastante criticada, nesta sexta-feira (10), pelas redes sociais, após dar sua opinião sobre os vídeos que mostram voluntários salvando as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.

Segundo a apresentadora, são vídeos falsos ou tirados do contexto e que a “extrema-direita” estaria por trás dessas publicações para dizer que o Estado não é eficiente e também para criticar as Forças Armadas.

Citando “especialistas”, Lima apontou três eixos usados nas notícias falsas espalhadas nas redes sociais sobre o trabalho de resgate nas cidades afetadas.

– O primeiro eixo de fake news? O Estado nada faz. O que eles dizem? Eles usam vídeos falsos, descontextualizados, para dizer que quem está salvando o Rio Grande do Sul no braço são os voluntários, são os civis (…). A outra ideia que tá centralizada no disparo de fake news, e aí você tem diversas fake news com essa mesma ideia, é a de que o Estado atrapalha. Então, nesse eixo, o primeiro eixo é: o governo não aparece, não veio. Mentira. O outro eixo é esse, o Estado atrapalha. As agências de checagem estão trabalhando como loucas – disse.

Assista:

 

Nas redes sociais, os internautas reagiram e mostraram diversos trabalhos feitos pelos civis. Civil ajudando civil, sem nenhuma participação do Estado no recebimento e separação de donativos, entrega de alimentos, administração de abrigos e salvamento de pessoas ilhadas.

Confira algumas respostas:

 

PLENO.NEWS

Deixe uma resposta