Morrem cavalos que ficaram presos dentro de casa no RS.
Animais estavam quase completamente submersos quando foram filmados por câmeras da Globo.
Dois cavalos que estavam presos dentro de uma casa na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, não resistiram e acabaram morrendo antes que pudessem ser resgatados. O caso chegou a atrair a atenção das redes sociais, que pediam que fosse feito o salvamento a exemplo do que aconteceu com o cavalo Caramelo, que foi salvo na manhã desta quinta-feira (9).
Os animais presos na casa estavam sendo monitorados por um morador da região, que levava água e comida para eles e que chegou a comunicar a necessidade de resgate. Equipes de salvamento foram até o local na tarde desta quinta, mas os equinos já estavam sem vida.
– Fomos fazer o resgate, infelizmente eles não resistiram, chegamos tarde. Eles morreram ontem [quinta (9)] à tarde, dá para ver eles ali, boiando dentro da casa – disse o barqueiro Carlos Henrique ao jornal O Globo.
CAVALO CARAMELO É SALVO
Nesta quinta, outro cavalo, apelidado de Caramelo, que passou por um drama parecido ao ficar ilhado por quatro dias em cima do telhado de uma casa em Canoas, foi resgatado. O caso mobilizou as redes sociais nos últimos dias após o animal ser flagrado praticamente imóvel em cima de uma residência.
Para resgatar o cavalo Caramelo, os bombeiros se aproximaram dele e tiveram que sedá-lo. Em seguida, o animal foi colocado em um bote e levado em um deslocamento de quase meia hora até um local onde recebeu os cuidados dos veterinários.
– Quando chegamos encontramos o animal em uma situação debilitada. Tentamos nos aproximar de maneira calma, fizemos a contenção física, os veterinários vieram com os medicamentos, após a sedação, deitamos [o animal] numa balsa de salvamento e fizemos a extração em segurança – disse o capitão Franco, do Corpo de Bombeiros de São Paulo, que participou da ação.
AJUDE O RIO GRANDE DO SUL
Com 85% de seus municípios afetados pela calamidade climática, o estado sulista sofre com severos estragos, e sua ajuda é fundamental para que as vítimas possam recomeçar suas vidas. Uma das formas de fazer doações é o financiamento coletivo criado pelo influenciador Badin, o Colono. Acesse enchentes@vakinha.com.br e deixe sua contribuição!
PLENO.NEWS