PF envia agentes aos EUA para investigar caso das joias
Comerciantes supostamente procurados por auxiliares de Bolsonaro serão ouvidos.
Por: Leiliane Lopes
A Polícia Federal (PF) enviou agentes e um delegado para os Estados Unidos para continuar as investigações sobre a suposta venda de presentes de alto valor recebidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante viagens oficiais. Os agentes devem colher depoimentos de comerciantes que supostamente chegaram a negociar a compra dessas joias.
A viagem inclui passagens pelas cidades de Miami (Flórida), Wilson Grove (Pensilvânia) e Nova Iorque. Essa fase dos trabalhos só se tornou possível graças à cooperação do Federal Bureau of Investigation (FBI) que passaram informações e documentos para a equipe da PF.
As suspeitas de que auxiliares de Bolsonaro venderam ou tentaram vender pelo menos quatro itens de alto custo que foram dados ao então presidente começaram a ser investigadas em agosto de 2023, pela Operação Lucas 12:12.
Segundo a PF, quatro presentes dados a Bolsonaro pela Arábia Saudita e Bahren (dois de cada país), das marcas Rolex e Patek Philippe, foram negociados por auxiliares do ex-presidente no exterior. Na época, os itens estavam avaliados em 68 mil dólares (aproximadamente R$ 346,9 mil).
PLENO.NEWS