Em live com Nikolas, Musk diz que nunca viu abuso judiciário tão extremo quanto no Brasil.
Bilionário considera que as altas cortes têm invadido as competências do Legislativo.
O dono da rede social X, Elon Musk, está cada vez mais envolvido com o cenário político brasileiro. Nesta quarta-feira (10), o bilionário participou de transmissão de voz ao vivo com parlamentares e comunicadores brasileiros, incluindo o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e o senador Eduardo Girão (Novo-CE). Na ocasião, Musk afirmou que, no Brasil, há o mais “extremo” “abuso do Poder Judiciário” que já viu no mundo.
– O povo do Brasil deve saber que existe um abuso do Poder Judiciário em um grau extremo que não vimos em nenhum país da Terra. Nunca vi nada dessa magnitude. Então, é uma loucura – observou.
Na sequência, o magnata frisou as diferenças entre o Poder Legislativo e o Judiciário.
– Os representantes eleitos do povo brasileiro que deveriam estar no comando. O Judiciário está lá para executar a lei, mas não para fazer a lei. Mas eles estão fazendo a lei. Eu acho que isso é um ultraje – acrescentou.
Para Musk, as pessoas deviam estar “extremamente preocupadas” com o cenário brasileiro atual. Ele também mencionou ameaças que o X teria recebido.
– Isso tem que parar. Eles ameaçaram cortar o X inteiramente do Brasil, eles também ameaçaram prender nossos funcionários e determinaram uma multa de 20 mil dólares por dia (R$ 101,6 mil). Essas são exatamente as ameaças que foram feitas. Não sei se elas vão se concretizar ou não. Mas a julgar pelo que aconteceu com outros, eu acho que essas ameaças são reais.
Por fim, Elon afirmou considerar que, no Brasil, a autoridade judicial está se transformando em autoridade executiva e que a “lei está violando a lei”.
Além de Musk, Nikolas e Girão, estavam presentes na live o deputado-federal Luiz Philippe de Orléans e Bragança (PL-SP), o jornalista Allan dos Santos, do site Terça Livre, a analista política Ana Paula Henkel e outros.