Abin descobre espião russo em embaixada do país em Brasília

Função de Serguei Alexandrovitch Chumilov era cooptar informantes brasileiros.

Fachada do prédio da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Um espião da Rússia que se passava por membro da embaixada do país europeu em Brasília (DF) foi descoberto pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Segundo a agência, Serguei Alexandrovitch Chumilov trabalhava para o serviço russo de inteligência a fim de cooptar informantes brasileiros.

De acordo com informações cedidas por fontes do Itamaraty à Folha de S.Paulo, o homem chegou ao Brasil em 2018 identificando-se como primeiro-secretário na embaixada na capital federal e representante da Casa Russa no Brasil (Russky Dom).

A verdade sobre o real trabalho de Chumilov no Brasil foi descoberta em 2023. A pedido do governo russo, o espião deixou o Brasil e retornou para o seu país. Esse procedimento é considerado comum para evitar “constrangimentos diplomáticos”.

Chumilov não foi preso no Brasil, pois não usava identidade falsa e se encontrava no país legalmente. No entanto, em 2022, outro espião russo, Serguei Vladimirovitch Tcherkasov, foi detido por usar uma identidade falsa brasileira a fim de infiltrar-se no Tribunal Penal Internacional, em Haia, Holanda.

Procurada, nem a Abin, nem o Ministério das Relações Exteriores, tampouco a embaixada russa quiseram comentar o caso por tratar-se de assuntos sigilosos.

Por: Thamirys Andrade

PLENO.NEWS

Deixe uma resposta