Abin descobre espião russo em embaixada do país em Brasília
Função de Serguei Alexandrovitch Chumilov era cooptar informantes brasileiros.
Um espião da Rússia que se passava por membro da embaixada do país europeu em Brasília (DF) foi descoberto pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Segundo a agência, Serguei Alexandrovitch Chumilov trabalhava para o serviço russo de inteligência a fim de cooptar informantes brasileiros.
De acordo com informações cedidas por fontes do Itamaraty à Folha de S.Paulo, o homem chegou ao Brasil em 2018 identificando-se como primeiro-secretário na embaixada na capital federal e representante da Casa Russa no Brasil (Russky Dom).
A verdade sobre o real trabalho de Chumilov no Brasil foi descoberta em 2023. A pedido do governo russo, o espião deixou o Brasil e retornou para o seu país. Esse procedimento é considerado comum para evitar “constrangimentos diplomáticos”.
Chumilov não foi preso no Brasil, pois não usava identidade falsa e se encontrava no país legalmente. No entanto, em 2022, outro espião russo, Serguei Vladimirovitch Tcherkasov, foi detido por usar uma identidade falsa brasileira a fim de infiltrar-se no Tribunal Penal Internacional, em Haia, Holanda.
Procurada, nem a Abin, nem o Ministério das Relações Exteriores, tampouco a embaixada russa quiseram comentar o caso por tratar-se de assuntos sigilosos.
Por: Thamirys Andrade
PLENO.NEWS