Ucrânia ‘perderá a guerra’ caso Congresso dos EUA não aprove ajuda, afirma Zelensky.
Invadida pela Rússia em fevereiro de 2022, o país aguarda a liberação de um pacote adicional norte-americano no valor de 60 bilhões de dólares.
Líder ucraniano Volodimir ZelenskyAFP
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou neste domingo, 7, que seu país perderá a guerra contra a Rússia se o Congresso dos Estados Unidos não aprovar um pacote de ajuda militar para repelir a invasão das tropas de Moscou.
“É necessário dizer especificamente ao Congresso que se não ajudarem a Ucrânia, a Ucrânia perderá a guerra”, declarou durante uma reunião por videoconferência do grupo de arrecadação de fundos lançado pelo seu governo, United24.
Invadida pela Rússia em fevereiro de 2022, a Ucrânia aguarda a aprovação de um pacote adicional de ajuda norte-americana no valor de 60 bilhões de dólares (R$ 303 bilhões na cotação atual), bloqueado na Câmara dos Representantes em Washington, formada por uma maioria republicana.
Zelensky afirmou que seria “difícil” para a Ucrânia “ficar” sem a ajuda norte-americana e ressaltou que se Kiev “perder a guerra, outros países serão atacados”.
A aprovação do novo pacote de ajuda depende dos apoiadores de Donald Trump na Câmara, que se recusam a examinar o texto devido a uma disputa sobre a regulamentação da imigração. Nos últimos dias, Zelensky insistiu que esta ajuda é “vital” para a ex-república soviética.
Enquanto aguarda uma decisão, os soldados ucranianos são forçados a poupar munições e enfrentar um confiante Exército russo, que repeliu uma grande contraofensiva de Kiev no ano passado.
As forças militares de Moscou conseguiram avançar para o leste da Ucrânia e atingiram a infra-estrutura energética do país nas últimas semanas, deixando milhares de civis na escuridão.
AFP
O DIA