Jornalista dos Twitter Files alerta para risco de ditadura no Brasil.

Michael Shellenberger se pronunciou sobre os acontecimentos recentes envolvendo Elon Musk e Alexandre de Moraes.

Michael Shellenberger Foto: Reprodução/Print de Vídeo da Rede Social X

O jornalista americano Michael Shellenberger, que publicou na última quarta-feira (3) a série de conteúdos chamada Twitter Files Brasil, comentou neste sábado (6) o anúncio do empresário Elon Musk, dono da rede X, que informou que derrubaria a censura aplicada a diversas contas da plataforma no Brasil. Segundo Shellenberger, o país está “à beira da ditadura nas mãos de um ministro totalitário”.

– Não é exagero dizer que o Brasil está à beira da ditadura nas mãos de um ministro totalitário do Supremo Tribunal Federal chamado Alexandre de Moraes. O presidente Lula da Silva está participando desse impulso em direção ao totalitarismo – disse.

Shellenberger também destacou que as posturas de Lula e Moraes são “uma violação escandalosa da Constituição do Brasil e da Declaração dos Direitos Humanos das Nações Unidas” e que o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) “interferem em eleições por meio de censura”.

– Moraes tentou transformar as políticas de moderação de conteúdo do Twitter em uma arma contra os apoiadores do então presidente Jair Bolsonaro. Digo isso como jornalista independente e apartidário. Não sou fã nem de Bolsonaro nem de Trump. As minhas opiniões políticas são muito moderadas. Mas eu reconheço a censura quando a vejo – destacou.

O jornalista destacou também que os Twitter Files revelaram que redes como Google, Facebook, Uber, WhatsApp e Instagram “traíram o povo do Brasil” ao revelarem informações privadas de usuários, sem ordem judicial, para autoridades brasileiras.

– Se forem comprovados tais indícios, os executivos dessas empresas comportaram-se como covardes: forneceram ao governo brasileiro dados cadastrais pessoais e números de telefone sem ordem judicial e, portanto, violando a lei – afirmou.

Por fim, Shellenberger disse ter conversado com diversos brasileiros nos últimos dias e que ouviu deles que todos “estão chocados com o que está acontecendo”. O comunicador afirmou que as pessoas “têm medo de falar o que pensam e que o governo Lula é cúmplice na criação desse clima de medo”.

– Posso dizer uma coisa que muitos brasileiros não podem mais: Alexandre de Moraes é um tirano. E a única maneira de lidar com os tiranos é enfrentando-os. Cabe aos seus senadores enfrentar o tirano. E cabe ao povo do Brasil pressionar seus senadores para que façam isso – finalizou.

Confira abaixo o vídeo com o pronunciamento de Michael Shellenberger:

 
Por: Paulo Moura
PLENO.NEWS

Deixe uma resposta