O que são as “gorduras do bem” e qual sua importância.

A saúde vascular é uma das principais beneficiadas.

Oleaginosas Foto: 8photo/Freepik

Neste domingo (31), foi o Dia da Saúde e Nutrição. Dentre os diversos fatores que beneficiam o bem-estar, pode-se destacar a saúde vascular, sobretudo no que tange ao das “gorduras do bem”.

A palavra gordura é, muitas vezes, carregada de um aspecto negativo, mas nem toda gordura é prejudicial ao organismo. As gorduras participam ativamente da produção de hormônios sexuais, são fontes de energia para o corpo e ajudam a manter a temperatura corporal. Além disso, são fundamentais para a saúde cerebral e proteção dos neurônios.

As gorduras consideradas do bem ajudam, por exemplo, a reduzir o colesterol LDL (colesterol ruim), aumentar o HDL (colesterol bom) e reduzir a inflamação, o que ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose.

– O acúmulo de colesterol LDL nas paredes das artérias pode levar à aterosclerose, um fator de risco significativo para doenças cardíacas – explica a médica-cirurgiã vascular Cristienne Souza.

Chamadas de insaturadas, as gorduras boas são encontradas em alimentos como azeite de oliva, abacates, peixes gordos como salmão, atum e sardinha (fontes de Ômega-3).

O destaque vai para outro grupo de alimentos: as oleaginosas, que são vegetais que possuem óleos e gorduras que podem ser extraídos por meio de processos adequados. São eles: amêndoa, amendoim, avelã, castanha-de-caju, castanha-do-pará, macadâmia, nozes, pistache, entre outros.

Por: Monique Mello

PLENO.NEWS

Deixe uma resposta