Em um dia como o de hoje, 02 de abril de 2007 a Organização das Nações Unidas (ONU)

Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Ao que tudo indica, uma das primeiras e mais importantes menções as características do autismo teria vindo dos estudos do psiquiatra austríaco, Leo Kanner, quando este observava crianças exibindo comportamentos atípicos com relação à necessidade, capacidade e procura por relações sociais comuns.

Em Campos dos Goytacazes, o poder público vem investindo na adaptação de novos equipamentos escolares para atender aos alunos especiais na rede pública de ensino.

Na semana passada, o secretário da pasta, Marcelo Feres, entregou mobiliário escolar em uma das unidades da prefeitura da cidade. Desta vez, a contemplada foi a Escola Municipal Pequeno Jornaleiro.

Trata-se de kit de mesa e cadeira especial com adaptações posturais confortáveis para pessoas com deficiências neuromotoras, com regulagens ergonômicas (alterações de altura e peso) e terapêuticas (promovem intervenções biomecânicas através de alavancas que facilitam: controle de tónus, alinhamento de cinturas escapular e pélvica, quebra de padrão extensor ou flexor, entre outros.

“Esses conjuntos são personalizáveis às necessidades específicas dos alunos. Estamos cumprindo nosso dever de eliminar as barreiras da aprendizagem. Essa é uma ação de caráter social ligada à educação. Que essa cadeira possa ajudar no desenvolvimento da aluna Helena. A Secretaria de Educação continua sensível às causas dos nossos alunos atípicos. Além disso, já estamos chamando mais mediadores e cuidadores para atuarem na Educação Especial Inclusiva”, afirmou Marcelo Feres.

Com informações: PMCG

RANOTICIAS.COM

 

Deixe uma resposta