Goiás e Israel assinam acordo contra o antissemitismo.

Também foram assinados compromissos futuros de cooperação.

Embaixador Daniel Zonshine e Ronaldo Caiado Foto: Detran/ Governo de Goiás

Nesta quarta-feira (28), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), assinou uma declaração de adesão à definição de trabalho de antissemitismo junto ao embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine. A assinatura aconteceu durante a inauguração do Parque AM ISRAEL CHAI em homenagem às vítimas do ataque terrorista do dia 7 de outubro de 2023.

O documento representa um compromisso do estado em implantar ou apoiar políticas públicas de combate ao preconceito contra o povo israelense e instituições judaicas.

Com a assinatura, Goiás se tornou o primeiro estado brasileiro a aderir à definição de antissemitismo da Aliança Internacional para a Recordação do Holocausto (IHRA), que conta com a adesão de 35 países e tem como meta “combater a crescente negação do Holocausto e do antissemitismo” em nível mundial.

Ao assinar a declaração, Caiado destacou a importância do combate a todo tipo de preconceito:

– Enquanto ente público, temos que contribuir para o combate a todo tipo de preconceito – disse o governador do Goiás.

Além da adesão à definição de antissemitismo, Caiado também assinou uma declaração conjunta com o governo de Israel para reafirmar o relacionamento entre os dois países e estabelecer compromissos futuros de cooperação.

Entre as áreas destacadas para essa parceria estão agricultura, gestão de recursos hídricos e saneamento, ciência e tecnologia, segurança pública, inteligência em trânsito e outras áreas de interesse comum com foco em inovação.

Por: Leiliane Lopes

PLENO.NEWS

Deixe uma resposta