Autora de ataque antissemita na Bahia é indiciada pela polícia.

Mulher foi indiciada por quatro crimes.

Chilena é contida por homem ao atacar judia Fotos: Reprodução/Redes Sociais

A Polícia Civil de Porto Seguro, na Bahia, indiciou Ana Maria Leiva Blanco pelo ataque antissemita a uma comerciante judia na Bahia, no início de fevereiro.

A agressora foi indiciada por quatro crimes: injúria racial, dano qualificado com violência à pessoa, lesão corporal dolosa e ameaça. Todos eles foram requeridos pelos advogados Lilia Frankenthal e Jairo Glikson.

De acordo com relatório da Polícia Civil, “na noite do dia 02/02/2024, a investigada invadiu o estabelecimento comercial da vítima, quebrou bens móveis, ameaçou, tentou agredi-la fisicamente e proferiu ofensas de cunho racial, chamando-a de assassina de crianças e sionista, ofendendo a honra alheia mediante o uso de palavras depreciativas da etnia judia.

– As imagens captadas no interior da loja da vítima, bem como a própria confissão da autora e os depoimentos de testemunhas, não deixam dúvidas quanto à autoria e materialidade dos delitos supramencionados – acrescentou.

A autora do ataque, que é chilena, chegou a dizer em entrevista que havia passado por um episódio de “surto” e que se arrependeu da agressão à comerciante Herta Breslauer.

– Eu me arrependo muito. Isso aqui não tem nada a ver com intolerância religiosa, tem a ver com uma coisa política. Ela pensa de um jeito eu penso de outro, e ela quer que eu pense do jeito dela – disse Ana Maria em entrevista ao Fantástico, da TV Globo.

Por: Monique Mello

PLENO.NEWS

Deixe uma resposta