Ativistas jogam sopa em quadro de Monet exposto na França.
Grupo que praticou o ato deste sábado foi o mesmo que já tinha lançado sopa sobre o quadro Mona Lisa, em janeiro.
Duas ativistas sociais e climáticas jogaram sopa neste sábado (10) em um quadro do famoso pintor impressionista Claude Monet, exposto no Museu de Belas Artes de Lyon, no leste da França.
Ambas pertencem ao grupo Riposte Alimentaire (Resposta Alimentar, em português), ao qual também pertenciam duas mulheres que, em 28 de janeiro, jogaram sopa no quadro Mona Lisa, obra de Leonardo da Vinci em exposição no Museu do Louvre, em Paris. Em ambos os casos, e em outros anteriores em museus de diferentes países vandalizados por grupos ambientalistas, as obras estavam protegidas por um vidro.
A pintura que foi objeto da ação desta vez foi Le Printemps (A Primavera, na tradução para o português) e o grupo francês justificou sua ação dizendo que “esta primavera é a única que nos restará se não reagirmos”.
O grupo Riposte Alimentaire alega buscar uma solução alternativa para o desafio climático e para a segurança alimentar, propondo que os alimentos sejam incluídos no sistema de seguridade social como parte de uma transformação da agricultura para torná-la mais sustentável.
*EFE