Preços globais das carnes tem 7º mês seguido em queda
O índice de preços globais de carnes da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) caiu 1,4% em janeiro, em relação a dezembro de 2023, a sétima queda mensal seguida, impactado por reduções nos preços de todas as proteínas com exceção da ovina, segundo a FAO.
O índice ficou em 109,8 pontos, 1,2% abaixo do registrado em janeiro de 2023.
“As cotações internacionais da carne de frango caíram ainda mais em janeiro, sustentadas pela procura global persistentemente moderada e pelas amplas disponibilidades exportáveis nos principais países exportadores”, disse a FAO em comunicado.
Os preços da carne suína diminuíram ligeiramente devido a uma queda nas importações por parte da China, em um cenário de aumento da produção local chinesa de carne suína e de oferta abundante de alguns países produtores.
Os preços globais da carne bovina também tiveram leve queda, refletindo principalmente a elevada oferta de exportação da Oceania e da América do Sul.
Já as cotações de carne ovina aumentaram devido à elevada demanda global de importações e à redução da oferta de animais para abate na Oceania, onde chuvas recentes incentivaram os produtores a reter animais por mais tempo.
Jornal do Agro Online