Tiroteio durante missa em igreja católica deixa um morto.
Caso aconteceu em Istambul neste final de semana.
Uma pessoa morreu em um tiroteio em uma igreja católica de Istambul, na Turquia, durante a missa, informaram neste domingo (28) as autoridades turcas.
O ataque ocorreu por volta das 11h40 (horário local, 5h40 de Brasília) na Igreja de Santa Maria, no bairro de Sariyer, durante uma missa, disse o ministro do Interior turco, Ali Yerlikaya, em sua conta na rede social X, antigo Twitter.
– Duas pessoas mascaradas abriram fogo contra C. T., que estava entre as pessoas que assistiam à missa, e infelizmente ele perdeu a vida. Foi iniciada uma ampla investigação para prender os agressores. Condenamos veementemente este ataque covarde – explicou o ministro, sem dar mais detalhes sobre a identidade da vítima.
Segundo o jornal digital turco T24, os agressores entraram na igreja durante a missa, com os rostos cobertos por máscaras de esqui, e abriram fogo contra os fiéis, fazendo com que uma pessoa morresse com um tiro na cabeça.
O periódico acrescenta que também houve feridos, informação não confirmada pelas autoridades.
O governador de Istambul, Davut Gül, confirmou à imprensa que a vítima não é o pároco da igreja, embora não tenha especificado a identidade do morto.
– Conversamos com o sacerdote principal para expressar nossas condolências. Não há muito a acrescentar. Duas pessoas mascaradas entram na igreja, atiram em uma pessoa e essa morre – resumiu Gül, segundo o jornal turco Cumhuriyet.
Numerosos altos funcionários turcos condenaram o ataque, apresentando-o como um homicídio.
– Condenamos veementemente o ataque armado contra um dos nossos cidadãos durante a missa na Igreja de Santa Maria em Istambul – escreveu Ömer Çelik, porta-voz do partido islâmico AKP, que governa a Turquia desde 2002.
A Igreja de Santa Maria, localizada perto do Bósforo, no bairro de Sariyer, na parte norte de Istambul, foi construída em 1866 e também é conhecida como Igreja Italiana de Sariyer.
*EFE