Com apoio de outras categorias, agricultores cercam Paris em protesto (VÍDEO)
São milhares de agricultores, representantes da Federação Nacional dos Sindicatos dos Agricultores e do Sindicato dos Jovens Agricultores, muitos dirigindo seus tratores e caminhões, que já vinham sendo utilizados para travar avenidas e rodovias no entorno da cidade.
O objetivo, segundo eles, ‘é deixar Paris’ sem comida, o que poderia, de fato, ocorrer dentro de três dias, considerando o estoque estimado de alimentos pelas autoridades.
Na agenda, são muitas as reivindicações, incluindo até mesmo um grupo que exige a saída da França da União Europeia, a exemplo do que fez o Reino Unido.
Mas a principal é a revogação de uma série de imposições da chamada ‘agenda verde’, considerada extremamente prejudicial para os agricultores.
Para tornar a situação ainda pior, outras categorias de trabalhadores apoiam a causa, como os taxistas, que também protestaram nas ruas de Paris.
O governo mobilizou 15 mil membros da polícia para prevenir outros cercos e garantir o funcionamento de locais como o aeroporto.
Segundo ministro da Agricultura francês, Marc Fesneau, que se reuniu com a liderança dos manifestantes na manhã de hoje, uma série de medidas devem ser anunciadas nesta terça (30) para encerrar os protestos.
deu instruções para implantar um “dispositivo defensivo significativo”, mobilizando 15.000 membros da polícia, com o objetivo de “prevenir bloqueio dos aeroportos de Île-de-France e prevenir qualquer entrada em Paris.”
Nada garante, entretanto, que haverá acordo.
Diversos vídeos destes momentos de tensão foram registrados nas redes sociais.
Assista dois deles aqui:
https://twitter.com/cidaqueiroz/status/1751985042224566309
https://twitter.com/cidaqueiroz/status/1752090151461830939
Jornal do Agro Online