Piloto faz pouso de emergência 25 minutos após decolagem
A Azul confirmou a situação e disse que todos os passageiros foram recolocados em outros voos.
Segundo a Folha de São Paulo, a tripulação emitiu um chamado de emergência, utilizando o código internacional “mayday, mayday, mayday”, dirigido ao controle de tráfego aéreo. A mensagem indicava a necessidade de uma descida rápida para o nível de voo 100 (10 mil pés ou 3 km de altitude).
Este procedimento é adotado em situações de possíveis problemas relacionados à pressurização da aeronave, uma vez que, nessa altitude, as condições mínimas de pressão permitem a respiração sem a necessidade de máscaras de oxigênio.
As plataformas de rastreamento online de voos registraram a aeronave a pouco mais de 36 mil pés (11 km) quando os pilotos iniciaram a descida de emergência. Após cerca de 45 minutos desde o início do procedimento, o Airbus A320neo aterrissou no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, às 3h46.
A agência Aeroin entrou em contato com a Azul Linhas Aéreas, responsável pelo voo, que confirmou o problema no voo. Segundo a empresa, o retorno ao aeroporto de origem se deu por questões técnicas identificadas após a decolagem. A empresa ressaltou que o pouso ocorreu em segurança, sem feridos, e que os clientes desembarcaram normalmente.
A companhia aérea, em comunicado, afirmou estar prestando toda a assistência necessária aos passageiros, conforme previsto nas regulamentações, e que os mesmos serão reacomodados em outros voos.
Por: Leiliane Lopes
PLENO.NEWS