UE aplica sanções contra líder do Hamas por ataque a Israel
Yahya Sinwar está proibido de entrar no território da UE.
A União Europeia (UE) sancionou, nesta terça-feira (16), o líder do Hamas, Yahya Sinwar, pelo ataque que a milícia palestina cometeu contra Israel no último dia 7 de outubro, no qual morreram 1.200 pessoas.
Por meio dessas sanções, o líder do Hamas está proibido de entrar no território da UE e seus bens e ativos em entidades europeias estão congelados. Além disso, nenhuma empresa ou indivíduo da UE poderá fornecer-lhe fundos.
Paralelamente, o bloco europeu, que considera o Hamas uma organização terrorista, tal como os Estados Unidos, está finalizando sanções contra pessoas ou entidades que fornecem fundos à organização palestina.
Ao mesmo tempo, discute-se a possibilidade de aplicar medidas restritivas contra os colonos israelenses que realizaram ataques contra palestinos nos assentamentos da Cisjordânia ocupada.
Depois do ataque de 7 de outubro, Israel iniciou uma ofensiva na Faixa Gaza, em uma guerra que já dura 102 dias e que deixou até agora 24.285 mortos – além de cerca de 8 mil desaparecidos sob os escombros – e mais de 61.154 feridos, segundo o último balanço do Ministério da Saúde do enclave palestino, controlado pelo Hamas.
*EFE