EUA realizam apreensão de armas iranianas destinadas aos houthis do Iêmen.

Comando Central americano afirmou que o incidente, primeiro do tipo, ocorreu em 11 de janeiro.

Membros da milícia rebelde houthi se reúnem nos arredores de Sana’a, capital do Iêmen. 14/01/2024 – (Mohammed Hamoud/Getty Images)

O Comando Central dos Estados Unidos afirmou nesta terça-feira, 16, ter apreendido um carregamento de armas avançadas do Irã destinadas aos rebeldes houthis do Iêmen. A operação, que o governo americano diz ter efetuado, ocorreu no último dia (11), e teria sido a primeira do tipo.

A apreensão de armas ocorre em meio a ataques da milícia islâmica iemenita contra embarcações mercantes no Mar Vermelho, parte da principal rota comercial marítima do mundo, que liga Ásia e Europa pelo Canal de Suez.

Embarcações de guerra, tanto dos EUA e Inglaterra, se encontram naquela área, para tentar inibir as ações dos terroristas, mas não vem sendo suficiênte. Nesta terça-feira (16), um cargueiro grego foi atingido por um míssil na costa do Iêmen. Segundo a empresa Ambrey, depois de ser alvejada, a embarcação que se dirigia a Suez mudou de rumo e conseguiu chegar a um porto.

No domingo 14, as forças dos Estados Unidos no Mar Vermelho abateram um míssil de cruzeiro dos houthis que tinha como alvo um destróier americano, e na segunda-feira um navio de carga, também americano, foi atingido por outro míssil dos rebeldes no Golfo de Omã.

Os rebeldes terroristas, estão atacando toda e qualquer embarcação que possa ter ligação com Israel. Porém após o ocorrido da última sexta-feira, o ataque americano, em que os EUA abateram um míssil dos terroristas disparado em direção militar americana, passaram então a atacar todas as embarcações comerciais que conseguirem.

Fonte: Veja

RANOTICIAS.COM

 

Deixe uma resposta