Niterói registra recorde histórico de volume de chuva
Choveu em um dia 80% do que era esperado para o mês de janeiro.
A noite do último sábado (13) foi marcada por intensas chuvas que atingiram a cidade de Niterói, registrando o maior índice pluviométrico em uma hora desde o início das medições municipais em 2013. Os dados apontam para uma marca de 120,2 milímetros, representando mais de 80% da média esperada para todo o mês de janeiro.
Em conformidade com a escala de classificação adotada pelos municípios brasileiros, a precipitação atingiu níveis considerados como chuva muito forte, superando os 50,0 mm/h. A situação levou Niterói a permanecer em estágio de alerta, o terceiro em uma escala de quatro estágios, conforme divulgado pela Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia.Neste domingo (14), a Defesa Civil acionou as sirenes em diversas comunidades, incluindo Morro do Estado, Morro da Penha, Boa Vista, Jurujuba, Cavalão, Preventório, Morro do Palácio e Travessa Beltrão. Em resposta às adversidades climáticas, mais de 350 agentes da Prefeitura de Niterói estão mobilizados, englobando operadores da NitTrans, equipes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), da Defesa Civil, da Assistência Social e Samu.
A população é aconselhada a evitar deslocamentos, permanecendo em locais seguros até a cessação do alerta de chuva intensa. Em caso de acionamento das sirenes locais, a recomendação é dirigir-se imediatamente para os pontos de apoio preestabelecidos, residências de familiares ou amigos localizados em áreas seguras.
Para manter a população informada, a Defesa Civil insta os niteroienses a acompanhar os canais de comunicação da Prefeitura de Niterói. O Município oferece um plantão 24 horas de monitoramento meteorológico, enviando informações detalhadas sobre a previsão do tempo e alertas por meio do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp. Atualizações também estão sendo disponibilizadas no Twitter (https://twitter.com/NiteroiPref), com boletins atualizados sobre as condições climáticas e as chuvas.
Por: Leiliane Lopes
PLENO.NEWS