Vídeo: Forte chuva causa alagamentos em diversos pontos do Rio e afeta trens.
Queda de árvore próximo à estação de Coelho da Rocha provocou demora de 1h20 no ramal Belford Roxo.
Chuva causou estrago em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, na tarde desta quinta-feira (11)Reprodução
A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) informaram, na noite desta quinta-feira (11), que monitoram as precipitações em todo o Estado, atuando para prevenir e minimizar quaisquer possíveis danos.
Os Bombeiros já atenderam a cerca de 50 ocorrências relacionadas às chuvas em todo a cidade do Rio, a maioria relacionadas a salvamentos de pessoas e cortes de árvores.
“Os agentes da Defesa Civil Estadual estão em contato permanente com as Prefeituras, prontos para dar suporte caso as ocorrências extrapolem a capacidade de resposta da gestão municipal – o que ainda não aconteceu”, destacou o órgão.
Monitoramento
O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) está acompanhando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos em todo o território fluminense, enviando alertas para os municípios quando necessário.
Neste momento, é alto ou muito alto o risco hidrológico nas Regiões Metropolitana, Sul e na Baixada Fluminense. Há risco de alagamentos e inundações na capital, em Mesquita, Belford Roxo, Duque de Caxias, Nilópolis, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Itaboraí, São Gonçalo, Maricá e Queimados. No restante do Estado, o risco é moderado a baixo.
O risco geológico é alto nas mesmas regiões. Há grande risco de deslizamentos de terra na capital, em Mesquita, Belford Roxo, Duque de Caxias, Nilópolis, Nova Iguaçu, São João de Meriti, São Gonçalo e Queimados. No restante do Estado, o risco é baixo a moderado.
As temperaturas apresentarão declínio. Na sexta a máxima será de 35°C e a mínima de 24°C e no sábado os termômetros vão variar entre 33°C e 19°C
No domingo (14), o tempo segue instável, com previsão de pancadas de chuva isoladas durante a tarde e noite. Já na segunda-feira (15), o céu estará parcialmente nublado a claro, as temperaturas em elevação e não há previsão de chuva.