Sebastião Coelho diz que Moraes deve deixar ações do 8/1
O desembargador aposentado é advogado de um dos réus do 8 de janeiro.
O desembargador aposentado Sebastião Coelho, que atuava no Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF), declarou em uma transmissão online que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deve deixar os processos que investigam os atos do 8 de janeiro.
Realizada neste domingo (7), no Instagram, a transmissão ao vivo do ex-desembargador comentava as declarações de Moraes para a CNN Brasil, quando o ministro afirmou que os manifestantes queriam enforcá-lo.
– Se não sair, ministro, nós vamos lhe retirar. Entenda que nós vamos lhe retirar – disse.
– O senhor vai sair desse processo, creia nisso – completou.
Esta não é a primeira vez que o desembargador aposentado critica a atuação de Moraes nos processos. Como advogado do réu Aécio Lúcio Costa, um dos presos após as manifestações de janeiro de 2023, Sebastião Coelho chegou a dizer, na audiência, que o ministro do STF poderia se declarar suspeito e deixar o julgamento daquela ação.
– A defesa, o Aécio [réu], entendem que vossa excelência é suspeito para julgar este caso e vossa excelência pode fazer a qualquer momento, já que a suspeição é foro íntimo. Então apelo à vossa excelência que o faça agora antes de iniciar o julgamento – declarou o ex-desembargador na audiência de 13 de setembro de 2023, mas Moraes continuou a julgar o caso.
Por causa dessa fala como advogado do réu, Coelho foi alvo de um processo instaurado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que considerou as falas do ex-desembargador de “caráter golpista contra as instituições democráticas”.
Assista:
Por: Leilane Lopes
PLENO.NEWS