Arthur Lira e Marcel van Hattem discutem na Câmara; assista.
O deputado gaúcho teve seu microfone cortado e perdeu a vez de debater um projeto em votação.
O presidente da Câmara, Arthur Lira(PP-AL), e o deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) protagonizaram uma discussão nesta quinta-feira (21), durante os debates sobre a votação da regulamentação do mercado de carbono.
O parlamentar gaúcho subiu na tribuna para falar contra o projeto, mas antes fez a defesa do Sargento Gonçalves (PL-RN) que havia apontado para “alguma coisa errada” que estava acontecendo na sessão.
Em resposta a essa posição de Gonçalves, Lira respondeu que o parlamentar que está em seu primeiro mandato terá tempo de aprender sobre os procedimentos da Câmara. Van Hattem rebateu:
– O Sargento Gonçalves, mesmo sendo iniciante, respeita melhor o regimento interno do que quem deveria conduzir a sessão fazendo com que ele [regimento] fosse cumprido.
O deputado do Novo reclamou das vezes que se apresenta uma questão de ordem a Mesa da Câmara rejeita ou impede o procedimento. Diante desta crítica, Lira interrompe o parlamentar e diz que ele deveria se atentar ao que era debatido.
Van Hattem teve o microfone cortado e ainda recebeu uma ameaça de Lira:
– As brincadeiras no plenário vão acabar, deputado..
Obrigado a descer da tribuna para dar lugar à deputada Júlia Zanatta (PL-SC), Marcel van Hattem chamou Arthur Lira de “tirano”.
Assista: