Sob forte esquema de segurança, Lula janta com ministros do STF.

Presidente da República esteve na casa do ministro Luís Roberto Barroso.

Momento em que Lula chegou para jantar na casa de Barroso Foto: Reprodução/YouTube Metrópoles

O jantar organizado pelo presidente Lula (PT) na casa do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, nesta terça-feira (19), teve forte esquema de segurança e ampla adesão entre os ministros da Corte. Apenas dois integrantes do STF não compareceram: André Mendonça e Cármen Lúcia, que justificaram a ausência por estarem em viagem.

Lula foi ao jantar acompanhado da primeira-dama, Janja Silva, e do advogado-geral da União, Jorge Messias. Recém-aprovado para ocupar uma vaga na Corte a partir do ano que vem, o ministro da Justiça, Flávio Dino, também compareceu.Lula convidou os ministros com o objetivo de estreitar as relações com os membros da Corte. Barroso se disponibilizou a fazer na sua casa. Cada vez mais emparedado por deputados e senadores, o presidente depende dos magistrados para conter derrotas sofridas pelo governo no Congresso.

Está na mira do Planalto a atuação do STF para reverter a derrubada dos vetos de Lula ao marco temporal de terras indígenas e à desoneração da folha de pagamento. Os dois projetos encampados pelo Congresso, em enfrentamento aberto a Lula, atingem pontos centrais para o governo.

Antes do início do jantar, Barroso afirmou que o encontro foi pedido por Lula para realizar uma “conversa institucional”. A reunião, porém, teve contornos de confraternização de final de ano com a presença de familiares dos ministros.

A maioria dos ministros foi acompanhada das esposas, como Alexandre de Moraes, que levou a companheira Viviane Barci. Luiz Fux, Gilmar Mendes, Flávio Dino e Jorge Messias foram sem as esposas. O presidente do STF estava acompanhado da filha, Luna Barroso.

O presidente da Corte mobilizou um forte esquema de segurança para o jantar. Mais de 20 agentes, entre policiais judiciais e federais, protegeram a entrada da casa do ministro no Lago Sul, região nobre de Brasília. Viaturas da Polícia Militar do Distrito Federal e da Polícia Judicial foram posicionadas na entrada da rua para monitorar o entra e sai de convidados, moradores e transeuntes.

*AE

Deixe uma resposta