Lula não esteve no encontro entre Maduro e líder da Guiana.

Presidentes discutirão a questão de Essequibo em reunião no Caribe.

Lula Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não embarcou para o Caribe como foi anunciado pela imprensa guianense. Ao falar sobre o encontro que aconteceu nesta quinta-feira (14) em São Vicente e Granadinas, os jornalistas disseram que o político brasileiro estaria intermediando a conversa entre Nicolás Maduro e Airfaan Ali, presidente da Guiana.

O encontro aconteceu sem a participação do petista. Na agenda oficial do Planalto, Lula teve pela manhã quatro reuniões no Palácio do Planalto, sendo a primeira delas com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. O teor da conversa não foi revelado. Já no período da noite, Lula é aguardado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, para participar da 4ª Conferência Nacional de Juventude.

Em seu lugar, foi enviado Celso Amorim, que é assessor-chefe da Assessoria Especial do Presidente da República do Brasil. Por isso, o portal Guyana Chronique declara que o Brasil está observando a conversa que aconteceu na ilha caribenha onde, além dos dois presidentes, também estão o primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves, representantes de chefes de Estado da Comunidade do Caribe (CARICOM), um subsecretário-geral da ONU e membros da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC).

Segundo Gonsalves, a discussão está sendo mediada por um árbitro “de confiança” na região, que não teve o nome revelado.

Por: Leiliane Lopes

PLENO.NEWS

Deixe uma resposta