Ministros de Lula deixam cargos para votar na sabatina de Dino.

Wellington Dias, Carlos Fávaro, Camilo Santana e Renan Filho foram exonerados temporariamente de suas funções no governo.

Flávio Dino Foto: Tom Costa / MJSP

Quatro ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que têm mandatos de senadores foram exonerados entre esta terça (12) e quarta-feira (13), “a pedido”, para tentar ampliar o placar favorável a Flávio Dino e Paulo Gonet, respectivamente indicados por Lula para o Supremo Tribunal Federal (STF) e Procuradoria-Geral da República (PGR).

Conforme decretos publicados no Diário Oficial da União (DOU), os ministros que deixaram seus cargos temporariamente foram: Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Camilo Santana (Educação) e Renan Filho (Transportes).

Com o afastamento, eles reassumem o mandato parlamentar para atuar nesta quarta no Senado, mas depois retornarão ao cargo no Poder Executivo. Nesta quarta, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) sabatinam e votam as indicações de Dino e Gonet. Logo após a sabatina, a apreciação do nome de ambos deve acontecer no Plenário do Senado.

*AE

Deixe uma resposta