Sinagoga nos EUA é alvejada por tiros em dia de festa judaica.
Homem de 28 anos foi preso.
Uma sinagoga em Albany, cidade do estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos, foi alvejada por tiros nesta quinta-feira (7). A comunidade judaica inicia neste dia o Chanucá, uma festa que tem oito dias de duração.
A CBS News informa que um homem de 28 anos foi preso por atirar contra a sinagoga. Não há notificações sobre feridos até o momento.Segundo testemunhas, o criminoso usou uma espingarda e fez várias declarações de ameaças contra os judeus que estavam no Temple Israel.
A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, confirmou e disse que o preso tem uma longa ficha criminal. Mas não revelou quais foram os crimes já cometidos por ele.
Outra informação sobre o autor dos tiros é que se trata de um residente do bairro. Ainda assim, a governadora pediu para que a Polícia do Estado de Nova Iorque e a Guarda Nacional de Nova Iorque reforcem a segurança das sinagogas e outros estabelecimentos judeus durante esse período de festividade.
– Estou imediatamente instruindo a Polícia do Estado de Nova Iorque e a Guarda Nacional de Nova Iorque a ficarem em alerta máximo e aumentarem as patrulhas existentes em locais de risco que havíamos planejado para o feriado de Chanucá, inclusive em sinagogas, yeshivas e centros comunitários – escreveu Hochul no X, antigo Twitter.
A Força-Tarefa para Crimes de Ódio do Estado de Nova Iorque está envolvida na investigação e procura entender o motivo do tiroteio.
Por Leiliane Lopes
PLENO.NEWS