PGR pede ao STF que investigue Janones por rachadinha.

Deputado recebeu a decisão com “alegria” e nega que tenha cometido crime.

André Janones Foto: Gilmar Félix/Câmara dos Deputados

A procuradoria-geral da República (PGR) pediu a abertura de um inquérito para investigar o deputado federal André Janones (Avante-MG). O pedido foi feito ao Supremo Tribunal Federal (STF) e se refere a uma suposta prática de rachadinha no gabinete do parlamentar.

Assinado pela vice-procuradora-geral, Ana Borges, a solicitação diz que é necessário esclarecer se Janones se associou a assessores com o fim específico de cometer crimes contra a administração pública.

Áudios gravados por ex-assessores do político falam de um esquema onde o profissional teria que devolver parte do valor que recebia da Câmara dos Deputados.

– Tem algumas pessoas aqui, que vou conversar em particular depois, que vão receber um pouco de salário a mais e elas vão me ajudar a pagar as contas que ficou da minha campanha de prefeito, porque eu perdi R$ 675 mil na campanha. Elas vão ganhar a mais para isso. “Ah, isso é devolver salário, e você está chamando de outro nome.” Não é, porque o devolver salário você manda na minha conta, e eu faço o que eu quiser. Isso são simplesmente pessoas que eu confio e que participaram comigo em 2016, que eu acho que elas entendem que realmente meu patrimônio foi todo dilapidado – diz o deputado no áudio de 2019.

A PGR quer entender se esses repasses ao parlamentares realmente aconteceram e se Janones exigiu “vantagens econômicas indevidas dos assessores e ex-assessores, como condição para a sua manutenção nos cargos em comissão em seu gabinete”.

ASSESSORIA DIZ QUE DEPUTADO ESTÁ FELIZ
A assessoria do parlamentar mineiro disse que ele recebeu com “alegria” o posicionamento da vice-procuradora-geral.

– Ele recebeu com extrema alegria a notícia, ninguém tem mais pressa do que ele que isso seja esclarecido – disse a equipe do deputado.

Nas redes sociais, Janones já se defendeu dizendo que as denúncias de seus ex-assessores não são verdadeiras.

– É a segunda vez que trazem esse assunto para tentar me ligar a crimes. Em 2022, já fizeram isso durante a campanha, também com áudios fora de contexto. Essas denúncias vazias nunca se tornaram uma ação penal ou qualquer processo, por não haver materialidade. Não são verdade, e sim escândalos fabricados. No mais, repito eu NUNCA recebi um único real de assessor, não comprei mansões, nem enriqueci e isso por uma simples razão, EU NUNCA fiz rachadinha – escreveu Janones no X, antigo Twitter.

Por: Leiliane Lopes

PLENO.NEWS

Deixe uma resposta