PL pede cassação de Janones por suposto esquema de rachadinha.

Sigla acusa o deputado de “condutas ilegais e incompatíveis com o exercício da atividade parlamentar”.

André Janones Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

Partido Liberal (PL) apresentou à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados um pedido de cassação contra o deputado federal André Janones (Avante-MG). A solicitação ocorre após a divulgação de áudios de uma reunião na qual o parlamentar teria pedido parte do salário de assessores, prática conhecida como “rachadinha”.

No documento, apresentado pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, a sigla acusa Janones de “condutas ilegais e incompatíveis com o exercício da atividade parlamentar”. A solicitação da sigla pode ser encaminhada ao Conselho de Ética após decisão do presidente da casa, o deputado Arthur Lira (PP-AL).

Em seu pedido, o PL reproduz a transcrição dos áudios revelados e diz que a prática pode configurar os crimes de peculato e coação, além de desrespeito aos princípios constitucionais de probidade e moralidade na administração pública. O partido ainda descreve a prática como “moralmente repulsiva e flagrantemente ilegal”.

Em outro trecho, a legenda também cita as justificativas de Janones para o caso. O deputado afirmou, em nota, que suas declarações foram retiradas de contexto, mas não negou a existência das reuniões ou a veracidade dos áudios revelados. O PL, por sua vez, classificou as reações do deputado do Avante como confusas e hipócritas.

Por: Paulo Moura

PLENO.NEWS

Deixe uma resposta