STF: Dino deve ter pelo menos 50 votos no Senado, aponta relator.

Para senador Weverton, número pode chegar perto dos 60.

Flávio Dino, ministro da Justiça Foto: Tom Costa / MJSP

Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro da Justiça, Flávio Dino, terá que passar por uma sabatina no Senado antes de assumir o cargo. No entanto, para o relator da indicação na Casa, senador Weverton (PDT-MA), Dino deve ser aprovado com mais de 50 votos.

Flávio Dino foi indicado para assumir a vaga de Rosa Weber, que deixou a Corte após completar 75 anos de idade. Para assumir o cargo, o senador precisa de ao menos 41 votos favoráveis.

– No mínimo, nós vamos sair com mais de 50 votos (…) Eu acredito que nós temos, aliás, nós vamos ter, com certeza, mais de 50 [votos a favor]. Então, nós achamos que podemos chegar tranquilamente aos 58 a 62 voto – apontou Weverton em conversa com jornalistas.

O relator ainda lembrou que Dino ocupou o cargo de juiz federal por 12 anos.

– Durante os 12 anos dele de juiz federal, não tem um caso concreto que alguém pode dizer que ele utilizou a magistratura para beneficiar ou prejudicar o campo político que não fosse da sua origem. Porque ele, ainda no movimento estudantil, sempre foi do campo progressista e todos sabem disso – destacou.

A sabatina de Flávio Dino na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado está marcada para 13 de dezembro.

Por: Henrique Gimenes

PLENO.NEWS

Deixe uma resposta