Tanques de Israel deixam a Faixa de Gaza em início de cessar-fogo.
Trégua no conflito entre Israel e Hamas está prevista para durar quatro dias.
Um comboio de tanques militares e veículos blindados de Israel foi visto deixando a Faixa de Gaza nesta sexta-feira (24), data que marca o início do cessar-fogo temporário entre os israelenses e o grupo terrorista Hamas. A trégua, que começou às 7h (2h pelo horário de Brasília), tem duração prevista de quatro dias e permitirá que reféns capturados pelos terroristas sejam libertados.
Apesar do início do cessar-fogo, um porta-voz do governo israelense informou que o Hamas teria lançado um foguete contra Israel, o que fez com que o país chegasse a acionar sirenes para alertar sobre possíveis ataques com foguetes contra comunidades na fronteira. No entanto, nenhum estrago foi reportado em razão do ocorrido.
AJUDA HUMANITÁRIA
Os primeiros caminhões que integram o comboio humanitário com medicamentos, combustível e gás – parte da ajuda que será entregue no contexto do início da trégua – entraram nesta sexta na Faixa de Gaza pela passagem terrestre de Rafah, que conecta o Egito com o enclave palestino, segundo relataram diferentes fontes.
A emissora de televisão egípcia Al Qahera News mostrou ao vivo os caminhões de ajuda entrando pela travessia, em um total de 60 no primeiro comboio. Por outro lado, o Exército israelense informou que quatro tanques de combustível e quatro tanques de gás de cozinha foram transferidos do Egito para organizações de ajuda humanitária da ONU no sul da Faixa de Gaza.
– Isto foi aprovado pelo governo israelense no âmbito da pausa e no âmbito da libertação dos reféns, conforme acordado com os Estados Unidos e com a mediação do Catar e do Egito – destacou o comunicado militar de Israel.
O diretor do Serviço Estatal de Informação, Diaa Rashwan, que atua como porta-voz do governo egípcio, afirmou hoje que 130 mil litros de combustível e quatro caminhões de gás provenientes do Egito entrarão diariamente na Faixa de Gaza, bem como 200 caminhões de ajuda humanitária desde a entrada em vigor da trégua.
O Egito continuará também a receber grupos de crianças feridas de Gaza para tratamento no país, bem como estrangeiros e cidadãos com dupla nacionalidade do enclave. Pela primeira vez desde o início do conflito, o lado egípcio também permitirá a entrada voluntária na Faixa de Gaza aos palestinos retidos no país.
SOBRE O CESSAR-FOGO
A primeira trégua entre Israel e o Hamas entrou em vigor nesta sexta, depois de mais de um mês e meio de guerra, no âmbito de um acordo que prevê a libertação de 50 reféns em troca da entrega de 150 prisioneiros palestinos. O cessar-fogo, que durará quatro dias, poderá ser estendido para dez se o Hamas entregar mais pessoas sequestradas.
Nesta sexta, os primeiros 13 reféns israelenses dos 240 detidos pelo grupo terrorista, todos eles mulheres e crianças, deverão ser libertados às 16h (11h de Brasília), segundo anunciou o governo do Catar, um dos mediadores da trégua.
*Com informações EFE
PLENO.NEWS