Grupo de reféns do Hamas será libertado nesta sexta-feira.
Ministério das Relações Exteriores do Catar informou que 13 mulheres e crianças serão libertadas.
O Ministério das Relações Exteriores do Catar anunciou nesta quinta-feira (23) que a trégua temporária entre Israel e o Hamas terá início nesta sexta (24), às 7h (hora local, 2h de Brasília), enquanto 13 mulheres e crianças mantidas reféns pelo grupo terrorista serão libertadas a partir das 16h (11h de Brasília).
– O início da pausa será às 7h da manhã de sexta-feira, 24 de novembro, e é claro que, conforme o combinado, durará quatro dias. O primeiro lote de civis a ser liberado de Gaza será por volta das 16h do mesmo dia. Haverá 13 deles, todos mulheres e crianças – disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed Al Ansari, em entrevista coletiva.
Al Ansari afirmou que a lista de reféns a serem libertados foi entregue ao Mossad, o serviço de inteligência israelense, e ao Hamas “para facilitar a implementação do acordo”, que prevê a libertação de 50 reféns que estão na Faixa de Gaza durante a trégua de quatro dias.
– O critério para priorizar os reféns foi puramente humanitário e nos concentramos em tirar mulheres e crianças do perigo o mais rápido possível – acrescentou Al Ansari.
O porta-voz da chancelaria catari explicou que não poderia revelar o número de prisioneiros palestinos que seriam libertados das prisões israelenses sob os termos do acordo, o que também ocorrerá na sexta a partir das 16h.
Segundo Al Ansari, o acordo foi selado após um dia de maratona de reuniões e incluiu negociadores egípcios e “as partes do conflito presentes” em Doha. O porta-voz frisou ainda que as conversas ocorreram “em uma atmosfera positiva”.
*EFE