Frente fria já se instala em várias partes do país nesta noite de domingo (19).

Frente fria está chegando neste domingo e encerra onda de calor.

A frente fria que avança pelo Sul do Brasil vai acabar com a onda de calor em vários estados do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil neste domingo, trazendo chuva e ainda temporais isolados que localmente podem ser fortes a severos com risco de danos e transtornos para a população.

 Na noite deste sábado (18), por conta do excessivo calor, chuva e temporais localizados atingiram vários pontos do Sudeste do Brasil. 

A temperatura chegou a 43,5ºC na cidade do Rio de Janeiro neste sábado e passou de 41ºC no Porto de Santos, em São Paulo. No Sul de Minas Gerais, os termômetros indicaram 43,1ºC em Coronel Pacheco, na região de Juiz de Fora. 

No Mato Grosso do Sul, máxima de 42,2ºC em Corumbá. 

A grande mudança do tempo está ocorrendo  neste domingo, quando um quadro de instabilidade mais generalizada já está se instalando no país. 

O sol chega a aparecer com nuvens e calor em diversos locais do Centro-Oeste e do Sudeste, mas entre a madrugada e de manhã já chove em diferentes pontos. Da tarde para a noite, nuvens mais carregadas se formam e a chuva atinge com temporais isolados um maior número de cidades. 

Está chove neste domingo de forma isolada principalmente no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, e o Oeste e o Sul de Minas Gerais. Nestas áreas, as pancadas tendem a ser generalizadas no decorrer do dia, embora com enorme variabilidade de volumes. 

No Norte, Nordeste e parte do Centro de Minas Gerais, instabilidade apenas muito isolada e o calor segue muito intenso. 

Assim, pontos isolados podem ter temporais fortes a muito intensos com granizo, chuva torrencial com alagamentos e enxurradas, e ainda vendavais. O vento, que em setores isolados pode passar de 100 km/h, é o que trará maior potencial de danos. 

Na segunda (20), a frente que estará na costa do Sudeste trará ainda pancadas de chuva com risco de temporais isolados em vários pontos do Centro-Oeste e do Sudeste, alcançando mais setores do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Norte de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. 

Jornal do Agro Online

Deixe uma resposta