Os 32 brasileiros que ainda estavam presos na Faixa de Gaza, enfim retornam ao Brasil.
Os 32 brasileiros resgatados da Faixa de Gaza finalmente chegaram a Brasília, encerrando uma espera angustiante de mais de um mês pela repatriação.
Família se abraça após desembarque de grupo que veio de Gaza Foto: EFE/ Andre Borges
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu os cidadãos resgatados e, aproveitando a ocasião, acusou Israel de “terrorismo”.
Lula recebe repatriados de Gaza em Brasília. Foto: EVARISTO SA / AFP
– Se o Hamas cometeu um ato de terrorismo, o Estado de Israel está cometendo mais um ato de terrorismo ao não levar em conta que as crianças não estão em guerra, que as mulheres não estão em guerra. Ao não levar em conta que eles não estão matando soldados, eles estão matando junto crianças – disse.
A jornada dos brasileiros envolveu cruzar a passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, no último domingo (12). De lá, seguiram de ônibus para o Cairo, onde a aeronave VC-2, cedida pela Presidência da República, aguardava para iniciar o voo com escalas em Roma (Itália), Las Palmas (Espanha) e na base aérea do Recife, antes do pouso em Brasília. Este resgate marca o fim de um período desafiador para os brasileiros, enquanto a acusação de “terrorismo” intensifica as tensões diplomáticas entre Brasil e Israel.
RANOTICIAS.COM