Após nuvem de fumaça, Manaus recebe forte tempestade de areia.
Últimas semanas têm sido de um verdadeiro teste de resistência para os manauaras.
As últimas semanas têm sido de um verdadeiro teste de resistência para a saúde dos moradores de Manaus, capital do Amazonas. Com um mês de outubro e um início de novembro marcados por uma nuvem densa de fumaça sobre a cidade, este domingo (5) registrou um novo desafio para os manauaras: uma forte tempestade de areia.
Segundo o portal G1, a poeira voando sobre a capital amazonense foi vista principalmente em bairros das Zonas Oeste e Centro-Sul. Aliada à fumaça das queimadas, que tem pairado sobre Manaus há uma semana, a poeira encobriu prédios, e prejudicou a visibilidade.
De acordo com o site MetSul, tempestades de areia são mais comuns em regiões de clima árido e, por esse motivo, a tempestade deste domingo na região teria sido ainda mais impressionante. Por outro lado, o fenômeno não chega a ser raro no Brasil e já aconteceu, por exemplo, no inverno de 2021, quando vários estados do Centro-Oeste e do Sudeste foram afetados pela nuvem de poeira.
Até a manhã desta segunda, nenhuma autoridade confirmou a origem da poeira, mas moradores do bairro Ponta Negra, na Zona Oeste, disseram que a areia seria, provavelmente, proveniente de obras que estão em andamento no bairro. Procurada, a Defesa Civil de Manaus afirmou que nenhuma ocorrência foi registrada.
Por: Paulo Moura
PLENO.NEWS