Avião com brasileiros resgatados da Cisjordânia voa rumo ao Brasil.

Aeronave deve chegar ao Brasil na madrugada desta quinta-feira.

Decolagem do VC-2 da Jordânia para Brasília Foto: FAB/Gov.BR

O Ministério das Relações Exteriores anunciou que 32 brasileiros que estavam na Cisjordânia e haviam manifestado interesse na repatriação foram resgatados nesta quarta-feira (1°). Brasileiros de 12 famílias – 11 homens, 10 mulheres e 11 crianças – foram conduzidos em ônibus e vans alugados pela Representação Brasileira em Ramallah até a cidade de Jericó.

– Os veículos foram identificados com a bandeira do Brasil. Para fins de segurança, as placas, trajetos e listas de passageiros foram informados às autoridades da Palestina e de Israel – declarou o embaixador da Representação Brasileira em Ramallah, Alessandro Candeas, em nota divulgada pelo Itamaraty.

Em Jericó, os brasileiros realizaram os processos de migração e foram direcionados para cruzar a fronteira com a Jordânia, onde embarcaram em outro ônibus e foram levados até a capital Amã. Lá, embarcaram em uma aeronave do governo federal, com destino à Base Aérea de Brasília.

De acordo com o Itamaraty, os repatriados terão como destino final as cidades de Foz de Iguaçu, São Paulo, Florianópolis, Recife, Rio de Janeiro, Fortaleza, Curitiba, Goiânia, Brasília e Porto Alegre. A chegada da aeronave na Base Aérea de Brasília acontecerá por volta das às 5h30 desta quinta (2).

A repatriação é mais uma etapa da Operação Voltando em Paz, lançada pelo governo federal após o início da guerra entre Israel e Hamas. Oito aeronaves já vieram de Israel e uma da Jordânia, totalizando 1.443 brasileiros e três bolivianas, além de 53 animais de estimação, repatriados quando o voo vindo da Jordânia for concluído.

*AE

Por: Paulo Moura

PLENO.NEWS

Deixe uma resposta