OMS: “Hospitais de Gaza estão à beira de catástrofe inimaginável”

Organização pede ajuda humanitária “imediata”

O Hospital Al Shifa iluminado na Cidade de Gaza em 24 de outubro de 2023 Foto: EFE/EPA/MOHAMMED SABER

A Organização Mundial da Saúde (OMS) se pronunciou, nesta quinta-feira (26), sobre a crise no Oriente Médio, alertando que os hospitais da Faixa de Gaza estão à “beira de uma catástrofe inimaginável” devido à falta de suprimentos. O comunicado, emitido pelo escritório da entidade no Mediterrâneo Oriental, pede ajuda humanitária “imediata”.

– Sem combustível, remédios e suprimentos de saúde, os hospitais de Gaza estão à beira de uma catástrofe humanitária inimaginável – declarou a organização.

A OMS ainda pede que a ajuda ocorra “sem interrupções” a fim de que o “debilitado sistema de saúde seja urgentemente restaurado”.

A entidade afirma ter os recursos necessários para ajudar Gaza; e estes se encontram na fronteira do Egito. São 60 caminhões que aguardam autorização para atravessar e enviar o material para as zonas atingidas.

Os kits de ajuda humanitária incluem equipamentos médicos para atender 20 mil pacientes com doenças crônicas, material de intervenção cirúrgica para 3,7 mil pessoas feridas, além de serviços básicos de saúde para 110 mil pessoas.

Nesta quarta-feira (25), a OMS disse que 12 dos 35 hospitais de Gaza tiveram de fechar devido à falta de combustível.

– A menos que combustível vital e suprimentos adicionais de saúde sejam entregues urgentemente a Gaza, milhares de pacientes vulneráveis ​​correm risco de morte e de complicações médicas, à medida que serviços críticos são encerrados devido à falta de energia – assinalou a organização.

Por: Thamirys Andrade
PLENO,NEWS

Deixe uma resposta