Governo confirma que ataque a tiros no Maine deixou 18 mortos.
Suspeito de ser o autor do massacre ainda é procurado pela polícia.
A governadora do Maine, Janet Mills, confirmou, nesta quinta-feira (26), que 18 pessoas morreram e outras 13 ficaram feridas nos ataques a tiros ocorridos na quarta (25) em Lewiston, a segunda maior cidade desse estado do nordeste dos Estados Unidos.
Em um primeiro momento, alguns meios de comunicação aumentaram para 22 o número de mortos nesses ataques, cujo suposto autor foi identificado como Robert Card, um ex-militar que ainda não foi localizado e está sendo procurado por centenas de agentes. Os ataques ocorreram na quarta, por volta das 18h56 pelo horário local (19h56 de Brasília), em uma pista de boliche e em um bar.
Na pista de boliche atacada era realizada uma competição juvenil naquela noite, mas as autoridades locais não deram detalhes sobre a idade das vítimas. Sete pessoas morreram na pista de boliche, oito no bar e outras três após serem levadas ao hospital.
O chefe de Medicina do Central Maine Medical Center, John Alexander, indicou em coletiva de imprensa que dos oito feridos que ainda estão internados na sua instituição, que não é a única que recebeu vítimas, cinco se encontram estáveis e outros três estão em situação crítica.
– Por enquanto, existem reservas de sangue suficientes – acrescentou Alexander.
Uma centena de profissionais de saúde que não estavam de serviço foram trabalhar para ajudar os colegas. As autoridades acreditam que o suspeito, de 40 anos, esteja armado e pediram à população local que ficasse em suas casas e por essa razão as aulas foram suspensas nesta quinta-feira.
A polícia não vem divulgando muitos detalhes sobre a situação. Todos os esforços estão concentrados na busca do suspeito, que não se descarta já ter atravessado para outro estado.
A investigação de homicídio está em fase inicial, segundo informou o coronel William Ross, da polícia do Maine, em entrevista coletiva.
Card enfrenta atualmente oito acusações de homicídio, pois esse é o número de vítimas já identificadas, mas espera-se que o número de acusações seja igual ao número de mortes. O carro do possível autor foi localizado em Lisbon, a cerca de 12 quilômetros de Lewiston.
Por sua vez, várias agências do governo federal, incluindo o FBI e o Departamento de Segurança Interna, juntaram-se à busca pelo suspeito, segundo relatos da imprensa nacional.
*EFE
PLENO.NEWS