Base militar americana atacada por drones na Síria e por foguetes no Iraque

 
Arquivo: Base militar de al-Tanf no sul da Síria
Arquivo: Base militar de al-Tanf no sul da Síria

Uma base militar no sul da Síria, onde as tropas dos EUA mantiveram presença para treinar forças como parte de uma ampla campanha contra o grupo do Estado Islâmico, foi atacada por drones na quinta-feira, disseram duas autoridades dos EUA à Associated Press.

Um drone foi abatido, mas outro causou ferimentos leves, disse um dos funcionários, que falou sob condição de anonimato para discutir o assunto antes de um anúncio oficial sobre o incidente.

Os ataques acontecem na sequência de ataques semelhantes de drones nos últimos dias contra bases dos EUA e da coligação no Iraque em meio à tensão latente na região depois de uma explosão num hospital de Gaza ter morto centenas de pessoas.

As facções armadas iraquianas, próximas do Irã, ameaçaram atacar os interesses americanos no Iraque devido ao apoio de Washington a Israel, onde o Hamas executou uma ofensiva sem precedentes em 7 de outubro que desencadeou uma guerra com milhares de mortos.

Na madrugada de sexta-feira, três foguetes Katiusha caíram na base da forças da coalizão internacional antijihadista”, que inclui soldados dos Estados Unidos, perto do aeroporto internacional de Bagdá.

Uma fonte militar iraquiana afirmou que o ataque, que não foi reivindicado, não deixou feridos e os danos estão sendo avaliados.

Na quinta-feira à noite, um ataque com foguetes atingiu a base de Ain al Asad, na região oeste do Iraque, que também conta com a presença de soldados americanos. Uma fonte militar iraquiana citou danos na base.

O ataque foi reivindicado por um grupo que se identifica como “Resistência Islâmica no Iraque” nos canais Telegram vinculados a facções xiitas leais ao Irã.

 
 LG
ISTO É

Deixe uma resposta