Primeira mulher a chegar a um cargo político do Hamas é morta.

Yamila Al Shanti foi a responsável por fundar a organização de mulheres do Hamas.

Bombardeio em Gaza Foto: EFE/ Mohammed Saber

Yamila al Shanti, a primeira mulher a ocupar um cargo político no grupo terrorista Hamas, morreu na noite desta quarta-feira (19), em sua casa na cidade de Gaza, devido a um bombardeio israelense. A informação foi publicada nesta quinta (20) pelo Conselho Legislativo Palestino (CLP).

Nascida em 1957, no campo de refugiados de Jabalia, na Faixa de Gaza, Al Shanti foi membro do CLP e uma figura proeminente no Hamas ao ponto de se tornar a primeira mulher eleita para ocupar um cargo no gabinete político do grupo em 2021.

Na época, ela disse à emissora de TV Al Aqsa que a presença de mulheres na liderança do Hamas seria uma contribuição valiosa para o futuro da organização. Com estudos de língua inglesa, Al Shanti foi em 2006 uma das mulheres que foi eleita deputada dentro da lista eleitoral do grupo.

De acordo com a agência de notícias EFE, Al Shanti sempre foi uma figura muito ativa dentro do movimento feminino do grupo em Gaza e foi a responsável por fundar a organização de mulheres do grupo terrorista.

*EFE

pleno.news

Deixe uma resposta