Mais 219 brasileiros foram resgatados de Israel. Eles chegaram no 6º e último voo programado da Força Aérea Brasileira (FAB) na missão de repatriamento. O avião pousou às 3h desta quinta-feira (19) na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.
Ao todo, nesses seis voos, realizados em uma semana, 1.135 brasileiros foram repatriados desde o início do conflito entre Israel e o Hamas, em 7 de outubro. Também foram trazidos de volta ao país 24 animais de estimação.
O Itamaraty informou que 150 brasileiros ainda aguardam um voo de resgate em Israel. Com isso, o governo brasileiro deve repatriar estrangeiros de outros países da América do Sul, como Argentina e Paraguai, que já pediram ajuda.
A repatriação segue critérios de prioridade. Primeiro, embarcaram quem mora no Brasil e não tinha passagem aérea de volta. Além deles, foram priorizadas gestantes, idosos, mulheres e crianças.
Brasileiros na Faixa de Gaza ainda esperam autorização para cruzar fronteira
Cerca de 14 mil brasileiros moram em Israel, e 6 mil na Palestina, segundo estimativas do Itamaraty, sendo que a maioria está fora da área de conflito. Não é o caso daqueles que vivem na Faixa de Gaza, território controlado pelo Hamas e alvo de pesados bombardeios de Israel.
Um grupo de 26 brasileiros e palestinos com residência no Brasil aguardam há quase uma semana a autorização do governo do Egito para cruzar o único ponto de controle de imigração do país com Gaza.
Um avião, disponibilizado pela Presidência da República do Brasil, aguarda no Egito a abertura da passagem de Rafah para trazer de volta os brasileiros e seus parentes que estão em Gaza, a poucos quilômetros da passagem.
A aeronave pousou em um aeroporto egípcio na quarta-feira (18) levando itens de ajuda humanitária, como 40 purificadores de água portáteis e dois kits de medicamentos.
Por Renato Alves
O TEMPO