Lula reúne Alckmin e ministros para discutir guerra no Oriente.

Conversa abordou papel do Brasil nas discussões sobre o conflito em Israel e na Palestina.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva Foto: PR/Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu na manhã deste sábado (14) com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), ministros de Estado e assessores próximos para discutir o conflito em Israel e na Palestina após o ataque do grupo terrorista Hamas.

Participaram do encontro os ministros Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Márcio Macêdo (Secretaria Geral), José Múcio (Defesa) e Paulo Pimenta (Secom), além do líder do governo no Senado, Jaques Wagner, do assessor especial Celso Amorim e do chefe de gabinete da Presidência, Marco Aurélio.

Segundo a Secretaria de Comunicação (Secom), além do papel do Brasil nas discussões sobre o conflito em Israel e na Palestina, também foram discutidas “questões de governo” na reunião de Lula com seus auxiliares.

O governo tem enviado aeronaves para repatriar brasileiros que se encontram tanto em Israel quanto na Faixa de Gaza. Além disso, o Palácio do Planalto também tem atuado para viabilizar um corredor humanitário que permita a saída de civis da zona de conflito e transporte de comida e medicamentos para os locais.

O tema chegou a ser discutido pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas nesta sexta (13), mas não houve acordo entre os países. Responsável por presidir o encontro, o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira, disse que o conselho tem “responsabilidade crucial, tanto na resposta imediata aos acontecimentos da crise humanitária do momento, assim como nos estágios futuros”.

– O objetivo imediato é claro e urgente: prevenir mais derramamento de sangue e perda de vidas e tentar garantir acesso humanitário urgente para as áreas mais atingidas – declarou.

*AE

Deixe uma resposta