Atentado deixa vários mortos em mesquita no Afeganistão.
Número de vítimas do ataque ainda não foi divulgado.
Várias pessoas morreram e outras ficaram feridas, nesta sexta-feira (13), em um atentado com explosivos contra uma mesquita na província de Baghlan, no norte do Afeganistão, informou à Agência EFE uma fonte oficial, sem especificar o número exato de vítimas.
– As primeiras informações indicam que várias pessoas foram mortas ou feridas na explosão. O número exato é desconhecido por enquanto – disse o porta-voz do departamento de Informação e Cultura de Baghlan, Mustafa Hashimi.
O ataque ocorreu em uma mesquita na cidade de Pol-e Khomri, em um bairro xiita, acrescentou uma fonte local que pediu anonimato. A emissora afegã Tolo mostrou imagens do interior da mesquita, com as paredes verdes cobertas de manchas de sangue e vários corpos deitados em tapetes.
A explosão ainda não foi reivindicada por nenhum grupo insurgente, embora o jihadista Estado Islâmico (EI) tenha reivindicado a responsabilidade por vários ataques a locais de culto desde que os talibãs chegaram ao poder em agosto de 2021.
Um dos últimos ataques ocorreu em junho, quando pelo menos 11 pessoas foram mortas e mais de 30 ficaram feridas em um atentado do EI contra uma mesquita no nordeste do Afeganistão, enquanto ocorria o funeral de um funcionário de alto cargo talibã.
O Estado Islâmico de Khorasan, o braço afegão do grupo jihadista, surgiu como a principal ameaça à estabilidade do país, embora os talibãs insistam que a organização armada não representa um desafio à segurança.
Em resposta aos seus ataques, os talibãs realizaram operações em várias partes do país para tentar desmantelar os jihadistas e cumprir as promessas de segurança que fizeram antes de chegar ao poder, quando afirmaram que as áreas sob o seu controle estavam livres do terrorismo e do crime.
*EFE