Senado libera R$ 200 milhões para combater a gripe aviária.
Parlamentares aprovaram Medida Provisória sobre o tema.
Nesta terça-feira (3), o Senado votou a aprovou uma Medida Provisória (MP) que abre R$ 200 milhões em crédito extraordinário no Orçamento deste ano para a adoção de medidas contra a gripe aviária. O texto da MP 1177/2023 já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados na semana passada.
A MP foi enviada no início de junho, após a confirmação de um foco de gripe aviária em Ubatuba (SP). De acordo com o Ministério da Agricultura, já foram registrados 114 casos da doença no país. Destes, 111 foram detectados em aves migratórias e três deles em aves de criação, usadas para alimentação.
Os recursos serão usados para o deslocamento de equipes do serviço veterinário oficial e da vigilância agropecuária internacional, além de outras equipes como bombeiros, Defesa Civil e Exército. A verba também pode ser usada na contratação de serviços e compra de equipamentos.
O dinheiro já está sendo usado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária.
Por: Henrique Gimenes
PLENO.NEWS