Lula antecipa volta ao Brasil, mas se reunirá com Biden e Zelensky.
Dores do presidente teriam se agravado.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), antecipou a volta para o Brasil e encerra a sua agenda em Nova Iorque, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira (20). A Presidência não chegou a informar o motivo, mas auxiliares afirmam que é porque as dores no quadril do chefe do Executivo têm se agravado.
Um dos destaques é a agenda dupla com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Primeiro, tem um encontro bilateral com o chefe da Casa Branca, às 14 horas (de Brasília, 13 horas em Nova York).
Na sequência, às 14h30, ambos participam da cerimônia de Lançamento da Iniciativa Global Lula-Biden para o Avanço dos Direitos Trabalhistas na Economia do Século XXI. Os compromissos contam com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
O segundo momento mais importante de sua agenda em Nova Iorque é o esperado encontro com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, previsto para ocorrer às 17 horas.
Para fechar, Lula tem uma reunião com o Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, às 17h30, e, depois, com o presidente do Paraguai, Santiago Peña.
Havia uma expectativa de que Lula permanecesse em Nova Iorque até a próxima quinta-feira (21), quando concederia uma coletiva de imprensa.
No entanto, a agenda divulgada pelo Planalto nesta noite aponta o retorno do presidente para o Brasil nesta quarta (20), às 22 horas. Todos os horários são de Brasília.
*Com informações da AE
PLENO.NEWS