Zelensky vai se encontrar com Lula nesta quarta em Nova Iorque.

Caso o encontro aconteça, esta será a primeira reunião presencial entre os presidentes.

Videochamada feita entre Lula e Zelensky em março Foto: PR/Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai se encontrar com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, nesta quarta-feira (20), em Nova Iorque, Estados Unidos. A reunião deve ocorrer por volta das 16h (horário de Brasília) no hotel onde o petista está instalado.

O encontro acontece quatro meses após o polêmico desencontro entre os dois líderes às margens da cúpula do G7, em Hiroshima, depois de Lula dizer repetidas vezes que a Ucrânia também tinha responsabilidade na invasão da Rússia, e defender que os ucranianos deveriam abrir mão de território ocupado por Vladimir Putin para chegar a um acordo que colocasse fim à guerra.

Lula e Zelensky estão nos Estados Unidos por ocasião da abertura da Assembleia Geral da ONU. O governo brasileiro havia oferecido duas opções de data para o ucraniano, que, nesta segunda (18), confirmou sua participação.

PRIMEIRO ENCONTRO
Este será o primeiro encontro entre os dois presidentes, que estiveram presentes na cúpula do G7, em Hiroshima, no Japão, durante o mês de maio, mas não conseguiram se encontrar por causa de incompatibilidade de agendas, deixando um clima negativo entre os dois países com direito a versões distintas sobre o porquê a reunião entre os dois não havia ocorrido.

Na época, Lula afirmou que Zelensky não compareceu no horário marcado a reunião. De acordo com o petista, ele aguardou o presidente ucraniano em seu hotel, mas a equipe ucraniana alegou que ele estava atrasado. Zelensky, por sua vez, reagiu com ironia ao ser questionado se ficou decepcionado por não ter conseguido se reunir com Lula em Hiroshima.

– Acho que ele [Lula] que ficou decepcionado – respondeu, rindo em seguida.

*AE

PLENO.NEWS

Deixe uma resposta