Líbia esvazia cidade e busca por 10 mil desaparecidos.

Cidade portuária de Derna foi inundada por enchentes após furacão.

Cidade portuária de Derna Foto: EFE/EPA/STRINGER

Autoridades da Líbia retiraram moradores de Derna, a cidade inundada por enchentes no início desta semana, e limitaram o acesso ao local nesta sexta-feira (15), enquanto equipes de busca escavavam lama e destroços de construções na tentativa de encontrar 10 mil pessoas que permanecem desaparecidas. O governo local já registrou 11 mil mortes por causa das inundações.

Montanhas de metal retorcido e de carros arrastados preenchiam as ruas de Derna, que estão cobertas de lama marrom. As equipes estão enterrando corpos em valas comuns fora da cidade e em cidades próximas, informou o ministro da Saúde do leste da Líbia, Othman Abduljaleel.

Os corpos “estão espalhados pelas ruas, voltando para a costa e enterrados sob edifícios desabados e escombros”, disse Bilal Sablouh, gestor forense regional para África no Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

– Em apenas duas horas, um dos meus colegas contou mais de 200 corpos na praia perto de Derna – complementou Sablouh.

Os mergulhadores também estão vasculhando as águas costeiras da cidade.

As autoridades de saúde alertaram que a água parada abre a porta para doenças – mas disseram que não havia necessidade de apressar os enterros ou colocar os mortos em valas comuns, uma vez que os corpos normalmente não representam um risco em tais casos.

*AE

PLENO.NEWS

Deixe uma resposta