Girão pede a quebra de sigilos de Flávio Dino e Rui Costa.

O senador faz justificativas referentes ao poder dos ministros em decisões sobre 8 de janeiro.

Flávio Dino e Rui Costa Fotos: Ricardo Stuckert/PR

A quebra de sigilos dos ministros Rui Costa, da Casa Civil, e Flávio Dino, da Justiça, está sendo solicitada por meio de um requerimento apresentado pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE) na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos de 8 de janeiro.

Girão pede para que os sigilos telefônicos e telemáticos de Rui Costa sejam quebrados entre os dias 1º e 31 de janeiro. Já de Flávio Dino, que seja do período entre 1º e 9 do mesmo mês.

O senador justifica o pedido dizendo que o ministro da Casa Civil tem como atribuição “realizar a integração das ações governamentais” e isso envolve tomar medidas para evitar excessos nas manifestações. Outro motivo seria a participação do ex-governador da Bahia em uma reunião para desocupar o quartel-general do Exército em Brasília.

A justificativa dada para a quebra de sigilos de Dino está baseada no papel “de destaque” do ministro e por seu poder de tomar decisões dentro do governo sobre os atos do 8 de janeiro. O requerimento deve ser votado pelos demais integrantes da CPMI nas próximas sessões.

Por: Leiliane Lopes

PLENO.NEWS

Deixe uma resposta